Reforma do caiaque de fibra Mistral
Olá. Fiz esse blog para apresentar o mais novo trabalho manual que fiz, embora não seja o primeiro é o mais recente. Reforma do caiaque de fibra de vidro da marca Mistral que encontrei em um dia de sol numa das mais belas praias do nordeste brasileiro.
Vamos la contar um pouco dessa história:
A ideia de comprar um caiaque é antiga e a busca pelo modelo também. Pelo fato de buscar desafios motivadores, para momentos ociosos, a um tempo eu estava estudando sobre caiaques de madeira, em diversos formatos e modelos de construção. Após navegar diversas horas por diversos sites na web, encontrei um fabricante e construtor naval de primeira linha(Nick Schade), onde lá encontrei modelos muito interessantes (www.clcboats.com). Bem, o fato é que devido as dificuldades praticas e de conhecimento sobre construção náutica optei por comprar planos de construção, em escala, para um modelo de caiaque de relativo nível de dificuldade, que para mim, aparentemente, é o mais fácil. O modelo de construção é o " Stitch-and-glue"(Costure e cole) e o caiaque é o Matunuk, caiaque de surf. Agora vocês(conhecedores de caiaques) devem estar se perguntando o que o título do post tem a ver com um caiaque de madeira? Bem, só o fato de serem caiaques e do meu interesse por eles. Acontece que durante o vigente período de transporte dos planos de construção eu fui jogar vôlei no Iate Clube da minha cidade,e por um infortúnio desloquei a clavícula e fiquei de "molho" esperando o restante do pessoal terminar a partida para ir embora. Inquieto com sou, fui dar uma volta pelo estaleiro, e por sorte ou destino encontrei um caiaque em fibra, antigo antigo, coberto por poeira, onde havia uma plaquinha de "VENDE-SE", que obviamente me interessei, liguei e negociei a melhor forma compra-lo. No mesmo dia o levei para casa e já comecei a estudar como trabalhar com fibra, resina, catalisador, massa plástica, fina, PU, etc...coisa que não tinha buscado devido a construção de madeira não precisar deste tipo de acabamento.
Qual a finalidade deste post, então? Somente, com orgulho que cerca a todos os restauradores e amantes do trabalho manual, expor meu trabalho, de forma a ajudar a quem quiser enfrentar algo deste tipo tenha uma fonte de instrução concentrada para reforma de um caiaque de fibra e que não goste de passar horas pesquisando na web.
Então, vamos às fotos do real estado que o peguei:

Obs: Perdão pelo desfoque da primeira foto, acontece.
Aqui a popa danificada, com a fibra ressecada e com vários buracos, que variam de 3 a 10mm.
Aqui no bico da proa, esse buraco cabia o meu dedo polegar inteiro dentro, baita furo.
Por toda a lateral do caiaque, existiam rachaduras por ressecamento da pintura. E por baixa desta fita preta apareceu posteriormente uma das maiores "encrencas" deste projeto.
Bem, como a maioria dos caiaques antigos, este não tinha a tampa de drenagem. Vou ter que improvisar uma.

Todo o encaixe da quilha estava danificado e com raxaduras onde entrava água.


Segue o casco preenchido com a massa rápida.
Segue agora as etapas de lixamento:
Serrei a tampa para que não precise rosquear muito para ter uma vedação.
Fechei o buraco de entrada, com fita e papel.

Agora vem o segredo, bizu de um dos pintores que trabalham na oficina que usei o espaço e o maquinário de pintura: Colocar na ultima demão de primer um pouco de tinta preta, para dar o controle de lixamento, vocês vão entender o porque jaja!
Agora você enxerga o porque de colocar um pouco de tinta preta misturada na ultima demão de primer. Tem como você controlar o que já foi lixado e também não lixar demais.

Já lixado, pronto para pintura!
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2- Para a tinta defini uma de poliuretano, que mandei fazer em uma loja daqui. Defini a cor de acordo com uma paleta disponível lá: Amarelo Indianópolis, da paleta de cor da Fiat. Tinta PU é mais resistente e como se trata do mar, tem que ser. Ela deve ser misturada com o catalizador, que vem junto ao comprar.
A vantagem da cabine de pintura é a sua pressão positiva, toda a poeira fica no chão.

3 - Após aplicar a tinta PU ele está finalizado, pois o PU já da uma brilho natural muito bom, não precisa de nenhum acabamento, mas...como nunca é demais, e pensando no futuro e que talvez não tenha a oportunidade de utilizar da cabina novamente, quis dar mais umas mãos(3 na verdade) de verniz alto sólido, que é bem resistente e da um ótimo brilho. A vantagem dele também é que você protege a pintura por mais tempo, já que tem camadas extras até ela.
Amarelo Indianópolis, com proteção extra e muito brilho. LINDO!
Suporte feito, foi utilizado 1.5m de corda para esse trabalho.


Aqui na central coloquei uma corda elástica para caso necessite usar como apoio.
Vamos la contar um pouco dessa história:
A ideia de comprar um caiaque é antiga e a busca pelo modelo também. Pelo fato de buscar desafios motivadores, para momentos ociosos, a um tempo eu estava estudando sobre caiaques de madeira, em diversos formatos e modelos de construção. Após navegar diversas horas por diversos sites na web, encontrei um fabricante e construtor naval de primeira linha(Nick Schade), onde lá encontrei modelos muito interessantes (www.clcboats.com). Bem, o fato é que devido as dificuldades praticas e de conhecimento sobre construção náutica optei por comprar planos de construção, em escala, para um modelo de caiaque de relativo nível de dificuldade, que para mim, aparentemente, é o mais fácil. O modelo de construção é o " Stitch-and-glue"(Costure e cole) e o caiaque é o Matunuk, caiaque de surf. Agora vocês(conhecedores de caiaques) devem estar se perguntando o que o título do post tem a ver com um caiaque de madeira? Bem, só o fato de serem caiaques e do meu interesse por eles. Acontece que durante o vigente período de transporte dos planos de construção eu fui jogar vôlei no Iate Clube da minha cidade,e por um infortúnio desloquei a clavícula e fiquei de "molho" esperando o restante do pessoal terminar a partida para ir embora. Inquieto com sou, fui dar uma volta pelo estaleiro, e por sorte ou destino encontrei um caiaque em fibra, antigo antigo, coberto por poeira, onde havia uma plaquinha de "VENDE-SE", que obviamente me interessei, liguei e negociei a melhor forma compra-lo. No mesmo dia o levei para casa e já comecei a estudar como trabalhar com fibra, resina, catalisador, massa plástica, fina, PU, etc...coisa que não tinha buscado devido a construção de madeira não precisar deste tipo de acabamento.
Qual a finalidade deste post, então? Somente, com orgulho que cerca a todos os restauradores e amantes do trabalho manual, expor meu trabalho, de forma a ajudar a quem quiser enfrentar algo deste tipo tenha uma fonte de instrução concentrada para reforma de um caiaque de fibra e que não goste de passar horas pesquisando na web.
Então, vamos às fotos do real estado que o peguei:

Obs: Perdão pelo desfoque da primeira foto, acontece.





Todo o encaixe da quilha estava danificado e com raxaduras onde entrava água.


Não preciso nem explicar o problema ai, né? Esse eu realmente não vou consertar, tanto porquê não iria ficar bom. Improvisarei algo!
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Bem, vocês viram os problemas que diagnostiquei a primeira vista, os superficiais, embora posteriormente tenham aparecidos danos estruturais mais fortes e pequenos detalhes de acabamento.
Agora vou mostrar passo-a-passo todo o trabalho de reforma e os materiais utilizados, informando sua marca, dosagem e modo de aplicação.
Segue as imagens:
Primeiramente vamos a fibra de vidro, já que os danos estruturais na fibra são os mais críticos, devemos iniciar os reparos neles. Na imagem temos a manta de fibra, resina de poliéster e catalizador(para endurecer a resina). Você deverá recortar os pedaços nos tamanhos adequados para preencher ou cobrir a área a ser refeita. Para a aplicação, deve usar um pincel. Separe um recipiente(Não use copo descartável, a resina irá corroer) adequado e misture a resina com aproximadamente 2% do volume de resina para o catalizador. Misture e aplique uma bem no local uma camada da resina pronta, depois coloque no local já resinado(logo após aplicar) a manta e cubra a manta com mais resina até a mesma ficar "transparente".
Obs: A resina catalizada reage rapidamente(endurece), então seja prático e ágil. E jamais retorne o material preparado para o recipiente com a resina "pura".
Lixe e lipe toda a superfície do caiaque para fazer uma inspeção nos danos.
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Com uma caneta, circule todos os danos encontrados que mereça aplicação de fibra:
Agora aplique fibra nos lugares que precisam ser tapados e reforçados estruturalmente:
IMPORTANTE!!!! IMPORTANTE!!!! IMPORTANTE!!!! (Atualizado 10/04/2017)
Amigos, nesta reforma eu cometi um dos grandes erros quando se trata de fibra de vidro: Não desbastei suficiente as camadas de acabamento até chegar na fibra. Algumas áreas com o tempo foram rachando.
OBS: Não tente colar a fibra de vidro na tinta ou massa, vai soltar com o tempo!
Após aplicar a quantidade suficiente para corrigir os danos, você terá que lixar a superfície fibrada. Você pode utilizar, de acordo com a espessura a ser desbastada lixa de gramatura 100, 150, 200. São lixas grossas que desbastam bastante material e não deixar um bom acabamento, mas como ainda será aplicada a massa plástica por cima, não terá tanto problema para corrigir as imperfeições.
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Após corrigir todos os danos mais graves, que necessitam de materiais mais fortes, apliquei uma massa plastica para correção de níveis e imperfeições que não são estruturais mas que precisam de reforço e acabamento. A massa utilizada foi a Ultra Light, lembrando que ela é catalizada e deverá ler as instruções de mistura na embalagem.
Obs: Essa massa cataliza muito rápido, a primeira mão dela praticamente perdi metade do material que fiz, pois ultrapassei o tempo de aplicação. Recomendo, após misturado o catalizador, aplicar ela com uma espátula de plastico em no máximo 2 min de misturada.
Passei uma camada bem fina, onde o acabamento é sutil.

Nas laterais, percebi que o fabricante (Mistral) deixa a mostra, e bem mal acabada, a junção entre o deck e o casco do caiaque. Aproveitei a massa e a disposição para deixar bem abaulada e curvada as laterais.
Apliquei mais uma camada de massa nas laterais, já que o desnível era muito grande.
Passei mais uma mão no bico.
Sempre lixando e vendo as imperfeições e aplicando mais uma mão de massa, quando necessário. Aqui já estava OK para mim.
Lixando o casco.
Lixando mais e mais, até deixar somente a quantidade uniforme de massa.
Lixei até a superfície ficar o mais lisa possível e pronta para mais uma inspeção para marcação de pontos a serem trabalhados.
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Novamente, marquei todos os pontos que precisavam de um preenchimento ou de lixamento:
Obs: Circulos=preencimento, Traços=Lixamento
Após fazer todas as marcas, e como o que faltava era apenas lixamento e um acabamento mais fino, para posterior aplicamento de base para pintura, comprei, por indicação do Walter(Cara gente boa), que é integrante do grupo de discussões no Facebook(Caiaque Brasil) uma massa rápida para acabamento. Essa massa vai corrigir bastante as ranhuras provenientes do manuseios e da lixa.
Essa massa não tem catalizador, ao contrario da Ultra Light, mas ela seca mais rápido do que a primeira. Mais uma vez apanhei e perdi um pouco de massa no inicio, mas pequei a mão.
Obs: Recomento utilizar com espatula de plástico, porções pequenas e passadas finas. A vantagem dela é que ela é muito macia no lixamento. Usar lixa d'água 400 no lixamento.
Segue agora as etapas de lixamento:
Pronto, após uma noite lixando, chegou nisso. Mas ainda lixei bastante depois, analisando com cuidado as ondulações e os excessos de massa. Sempre passando um pano úmido para tirar o pó fino e poder ver melhor o resultado.
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Após os braços cansarem de lixar eu fui pensar em como fazer uma adaptação para a tampa do buraco de drenagem, e como nunca jogo nada fora(que deduzo ser útil a futuro) fui em minha caixa de ferramentas ver o que tinha por lá, e encontrei duas peças que na hora mataram minha charada:
Serrei a tampa para que não precise rosquear muito para ter uma vedação.
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Para o deck o procedimento é o mesmo, marcação, aplicação e lixa, MUITA LIXA!
Pronto, deck finalizado!
Agora é so dar mais uma inspeção e ir aplicar o primer.
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Agora chegou a hora mágica, e se total importância no acabamento do caiaque. Após a correção da fibra, aplicação da massa plastica e da massa rápida, que são detalhes de preenchimento e uniformização da superfície tenho que dar a pintura. Mas antes de colocar a cereja no bolo há detalhes que tem que ser vistos, como:
- Qual Primer devo usar? Qual lixa devo usar no Primer? Com água ou sem?
- Qual tinta devo usar? Acrilica, Automotiva, PU?
- Passo verniz para finalizar ou não?
1- Para a aderência e acabamento para a pintura você deve aplicar uma base de primer antes. Deve ser aplicado com pistola de pintura em camadas uniformes. O primer que utilizei foi o da Lazzudur de Poliuretano, 4:1:1(4 partes de primer, 1 parte de catalizador e 1 parte de Thinner).
Obs: Ver qual thinner usar para cada marca de primer escolhida.

Aplicando o primer!
Agora vem o segredo, bizu de um dos pintores que trabalham na oficina que usei o espaço e o maquinário de pintura: Colocar na ultima demão de primer um pouco de tinta preta, para dar o controle de lixamento, vocês vão entender o porque jaja!
Após aplicar o primer e o "controle", eu passei uma lixa 350 e 400 para finalizar. Lembrando que deve-se lixar com água, água mesmo a superfície não deve secar, tem sempre que ter uma lamina d'água nela.

Já lixado, pronto para pintura!
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2- Para a tinta defini uma de poliuretano, que mandei fazer em uma loja daqui. Defini a cor de acordo com uma paleta disponível lá: Amarelo Indianópolis, da paleta de cor da Fiat. Tinta PU é mais resistente e como se trata do mar, tem que ser. Ela deve ser misturada com o catalizador, que vem junto ao comprar.
Deve ser aplicada também com pistola, em um ambiente limpo de preferencia em uma estufa, mas caso não tenha uma disponível(ou emprestada, meu caso) faça em um ambiente limpo, usando mascara.
Obs: Não esqueça de desengraxar o caiaque antes de pintar.
A vantagem da cabine de pintura é a sua pressão positiva, toda a poeira fica no chão.

3 - Após aplicar a tinta PU ele está finalizado, pois o PU já da uma brilho natural muito bom, não precisa de nenhum acabamento, mas...como nunca é demais, e pensando no futuro e que talvez não tenha a oportunidade de utilizar da cabina novamente, quis dar mais umas mãos(3 na verdade) de verniz alto sólido, que é bem resistente e da um ótimo brilho. A vantagem dele também é que você protege a pintura por mais tempo, já que tem camadas extras até ela.
Amarelo Indianópolis, com proteção extra e muito brilho. LINDO!
Depois de pintado e envernizado e 2 bons dias na estufa, ele esta pronto para o transporte e cair nágua!
Obs: Lembrando que segundo o fabricante da tinta, só dar o polimento após 30 dias de pintura.
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Mas ainda falta fazer as amarrações, detalhes estéticos e colocar a quilha.
Quilha encaixada.
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Pronto, após quase 50h de trabalho em duas semanas, segue o resultado final do meu trabalho:


Aqui na central coloquei uma corda elástica para caso necessite usar como apoio.
Fiquei bastante satisfeito com o resultado final, embora para o primeiro trabalho com fibra, resina, massa plastica e pintura tenha apanhado um pouco e noto pequenos detalhes, acho que nos próximos trabalhos, com essa bagagem, vou conseguir realizar um trabalho de acabamento superior e com uma redução de custo ainda maior.
Segue o relatório de gastos:
Massa Ultra Light - R$12.50
Massa Rápida Anjo - R$17.50
Manta - R$4.00
Resina e Catalizador - R$5.00
Lixa d'água 150 (5 uni) - R$7.00
Lixa d'água 200 (2 uni) - R$3.00
Lixa d'água 350 (1 uni) - R$1.50
Lixa d'água 400 (10 uni) - R$12.00
Aplicador de massa (Espatula plastica) - R$1.60
Bucha de redução 1/4 - R$2.10
Cap rosta 1/4 - R$5.70
Primer PU Lazzudur + Catalizador - R$35.00
Tinta PU Amarelo Indianápolis (1L) Lazzumix + Catalizador - R$90.00
Corda náutica (3 metros) - R$6.00
Corda elástica (2 metros) - R$2.00
Extras(off):
6 Long neck Stella Artois - R$15.00 (Vou contabilizar como Happy Hour)
TOTAL DE INVESTIMENTO = R$ 204.09
Realmente achei que o investimento na reforma foi baixo, levando em consideração o resultado final. Embora saiba que se fosse pagar pela mão de obra, esse valor triplicaria.
Contudo, foi muito divertido.
Até a próxima!
Amigo boa noite!
ResponderExcluirFique extremamente entusiasmado com seu trabalho! Eu estava procurando um tutorial deste tipo já faz um tempo. Tenho um veleiro mistral classe laser 420 que ganhei de um amigo do meu pai. É somente o casco sem mastro ou vela, eu pretendo transforma-ló em um "caiaque" de pesca com motor elétrico. Porém ele está com algumas rachaduras na pintura. A estrutura em fibra está perfeita sem nenhum tipo de buraco ou rachaduras. A partir de que passo, no seu tutorial, vc me recomenda?
Fiquei impressionado com seu trabalho em transformar algo que, aparentemente, não prestava mais em uma coisa bonita e útil.
Parabém meu caro!
Att
Olá Cleberson, tudo bom?
ExcluirAcredito que fique bom sim, veja como ta a estrutura pois as vezes ela aparenta estar intacta mas a baixo de uma simples rachadura se esconde o grande problema. Lembre de raspar bem todas as camadas da superfície até chegar na fibra. A resina só adere bem na fibra de vidro.
Abraço
Rogério
ResponderExcluirFiquei realmente impressionado de ver seu trabalho, de como estava o caiaque e de como ficou.
Gostaria de pedir a sua ajuda pois tenho um mistral parecido com esse para reformar e o que me desanima são as quilhas que não acho em nenhum lugar, por se tratar de um caiaque fora de linha, o meu tem quatro quilhas, você poderia me ajudar me informando onde encontro para comprar?
Desde já obrigado e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.
Fabiano, mil desculpas pela demora na resposta. Eu tenho uma solução pro seu problema: FAÇA SUAS QUILHAS! Eu recentemente reformei um outro caiaque de fibra e que desta vez veio sem quilha. Utilizando a técnica de tecido, manta e resina fiz um molde de uma quilha e montei em cima. Fixei com resina no caiaque e depois pintei. Ele fica muito mais seguro, resistente e bonito. Abraço
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirExcelentre trabalho, tenho 3 caiaques de passeio 2 Mistral.... Estou comprando mais 2 vou reformar e cpendurar na minha area de festa...Parabens!
Manda vê!
ExcluirRealmente fica bonito.Mas será que fica bom ?? Com a experiência de quem disputava o campeonato gaúcho de canoagen na década de 80, fiz muitos concertos em caiaques de fibra. Usávamos vários modelos de caiaques de 4 marcas existente na época. Mistral, Kaway, EME, e Prince. Fazíamos provas de descenso em águas brancas no rio Paranhana, na cidade de Três Coroas - RS, e após cada prova tínhamos que "remendar" os barcos devido as avarias sofridas nas pedras. Primeiramente eu aconselho a esmerilhar, ou lixar com uma lixadeira, a parte a ser feita o remendo. Em segundo lugar, jamais usaria qualquer outro tipo de material a não fibra de vidro, kevlar ou carbono. Já experimentei dar acabamento com massas, mas estas por não terem muita flexibilidade, acabam trincando, e soltando com o tempo. E pude ver nesse caiaque que foi reformado, que não foi reconstruída a borda. Portanto não poderá usar uma saia. Também existe uma pintura especial para ser usada em peças de fibra, que não sairá facilmente com qualquer atrito. Se for para enfeite... fica ótimo.
ResponderExcluirOlá Sandro. Tenho um caiaque antigo que entra pouca agua em pequenos furinhos e gostaria de reforma-lo. Gostei das suas dicas. Apenas fibra de vidro e tinta por cima, sem usar massa?! E como seria essa pintura especial de boa resistência??? Se pudere escrever detalhes email.do.bento@gmail.com
ExcluirOlá Sandro, valeu pelas dicas. Definitivamente tem que esmerilhar a superfície a fim de retirar todas as camadas até a fibra. Em relação a saia, eu não a refiz pois para os fins que necessitava ão era necessário. Em relação ao acabamento com massa plástica, ela realmente não tem muito maleabilidade, mas eu optei para dar mais acabamento estético. Como o meu uso não danifica muito a estrutura, até hj está intacto. Abraço
ExcluirPerfeito seu trabalho
ResponderExcluirValeu Alexandre!
ExcluirRogério, o seu trabalho ficou fantástico e sua iniciativa em postar foi mais engrandecedor ainda. Isso me inspirou em reformar 3 mistral. Na verdade paguei p/ reformar, porque não tenho essa habilidade e nem disponho de tempo. O estado de conservação dos meus caiaques, estavam bem piores que o seu, bastante feio mesmo. Agora 3 detalhes no seu trabalho que me chamaram atenção, mais você não detalhou, porque talvez não achasse importante, são eles: Onde conseguiu a quilha? 1) é própria p/ caiaque ou adaptou uma de prancha? 2) Que tipo de amarração fez na alça p/ esse acabamento de empunhadeira grossa? 3) A lista dupla preta em cima, foi feita de fita isolante? foi pintado? que tipo de material usou? Ficou bacana mesmo! Qual seu email de contato para a gente trocar algumas experiências? Parabéns! Sucesso!
ResponderExcluirOlá Bhorer, agradeço as palavras! Então, A quilha eu ja tinha, mas você pode fazer a sua com fibra de vidro e resina. A amarração de apoio é um nó que faço, não sei se consigo explicar por aqui, vou tentar montar um tutorial. Essa listra eu fiz com fita isolante mesmo, e por incrível que pareça, está perfeita até hoje. Abraço
ExcluirGostei do trabalho realizado. A tempos procurava um tutorial deste tipo. Continue publicando as novas experiências com o seu caiaque.
ResponderExcluirValeu LUIZ! Vou postar a minha nova reforma nesses dias. Abraço
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirEm primeiro lugar parabéns pela empreitada, o resultado foi maravilhoso!
Eu tenho certa habilidade no uso destes materiais também, pois sou cenógrafo e pratico adereços com diversos materiais, inclusive fibras.
Meu amigo tem um caiaque Mistral, exatamente como este, que também precisa de reforma. Acabei assumindo a obra.
Minha única questão é em relação a quilha. Você fez? Comprou? Como encaixar?
Essa peça não tem no caiaque dele.
Outra coisa interessante no seu trabalho foi o improviso dá tampa no furo de drenagem, foi colar.
Agradeço sua atenção, aguardando uma resposta.
Parabéns e obrigado!
Derô Martín
Grande Derô! Vamos lá: Já que vc tem habilidade manual eu recomendo a vc fazer sua própria quilha. Tira um molde de uma quilha de prancha de SUP (eu fiz isso em outro caiaque) e utiliza o processo de tecido, manta e resina. Depois é so recortar com uma serra e fixar no lugar com resina. Lixa bem ele e pinta junto com o caiaque, Fica show! Abraço
ExcluirPassando pela avenida de uma praia, avistei no mato um caiaque abandonado,imediatamente o coloquei em cima do carro e levei pra casa, peguei a lixadeira de um amigo e lixei todo o caiaque pra ver seu estado real, não eram dos melhores, muitos furos e podres. Ate agora só consegui resinar e fibras o remendos que eram muitos, próxima etapa deixar a fibra uniforme para a aplicação de massa. #RafaelMatos.
ResponderExcluirManda vê Rafael, depois conta do resultado. Abraço
Excluiruiii
ResponderExcluirSensacional o resultado. Parabéns
ResponderExcluirValeu Fernando!
ExcluirParabéns pela reforma.... ficou um luxo... me fez lembrar meu primeiro caiaque... um mistral... reformei e era amarelo... depois acabei vendendo... Parabéns novamente!
ResponderExcluirOlá Pablo, tudo bem? Sim, esse tipo de caiaque dela saudade em todo navegador. Obrigado!
ExcluirComo você resolveu o problema do cockpit , improvisou uma borracha onde falou que não iria consertar e dentro do do cockpit você pintou? Ficou muito bom PARABÉNS pelo seu trabalho!!!!!
ResponderExcluirOla! Eu não quis fazer a base da saia como original, então usei uma borracha de vedação de porta de carro, encaixou bem. Dentro só fechei os buracos com fibra e pintei. Abraço
ExcluirComo resolveu o problema da quilha?
ResponderExcluirOla!!! Tirei um molde em papel de um quilha de stand up paddle de um amigo e fiz o processo de dobragem com base no formato escolhido. Depois corte, aparei as arestas e fixei. Abraço
ExcluirFantástico parabéns, superou e muito minhas expectativas tenho im caiaque para reformar e seguirei passo a passo suas orientações, muito obrigafo.
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha gostado do blog. Espero que tenha corrido tudo bem com sua reforma, manda-me fotos do antes e depois! Abraço
ExcluirExcelente trabalho, acabei de fazer uma compra de caiaque semelhante a esse.
ResponderExcluirDarei início a reforma diante desses dados apresentando com clareza. Sem dúvida será uma economia.
Ola!!! Espero que tenha corrido tudo bem com a reforma. Depois manda foto do antes e depois, grande abraço
ExcluirMuito bom trabalho eu também vo reforma tenho 4 quaiaque antigo parra reforma vou usar suas dicas
ResponderExcluirOpa! 4 kayaks?? Vai dar um bom trabalho. Depois enviar-me o resultado do seu trabalho. Grande abraço
ExcluirOla sou willian leonardo bondada. De catuipe rio grande do sul.tchê kkklkk
ResponderExcluirBom tenho minja historia para compartilhar contigo muito parecida com a sua do caiaque, que inclusive é igual ao seu identico mistral amarelo tenho as fotos pra confirmar.
Bom algum tempo vinha pesquizando uma forma de fabricar meu caiaque e tal por q gosto de fabricar tudo q eu uso moto, carro, bicicleta, etc...e minha opcào foi fazer um shape(como no surf) depois fibrar e importante uzar so fibra e uma pintura especial(eu sou pintor automotivo profissional e trabalho com fibra tbm)mas me faltava tempo e dinheiro pra começar o projeto, que ficou um tempo parado o projeto... Ai q veio a luz,
Estava um dia fazendo trilha de moto onde fiu a uma lagoa onde se fazia canoagem e competicão de jet sky um clube aquatico onde frequentei minha infancia saia provas de motocross era o lugar dos sonhos pra mim. Em fim nessa trilha pasando pela lagoa encontrei um caiaque exatamente do mesmo modelo do seu e na mesma cor abandonado ia para o lixo pensei levar mas de moto nem pensar. .. kkkk entâo retornei pra casa esse caiaque nao me saia da cabeça ate falei com meu pai a respeito, foi quando ele me disse q conhecia o dono do parque e dono do caiaque obviamente kkkkkk ai ja fiquei feliz, passando um dia ou dois meu pai encontrou o cara kkl e como eu havia pedido se ele-o encontrase perguntar se ele nao queria reformar o caiaque. Entao o senhor ja de idade liberou pra mim buscar o caiaque e so disse q depois nos conversava leveu pra oficina e dascasquei na lixadeira todos os trincado estava muito pior q o seu ja tinha sido tapiado so depois de tirar uma camada de tinta q fui descobrir a marca Mistral, os buracos do bico e da proa cabiam minha mão tive q fazer moldes de isopor pra recontruir e como amigo salientou no comentario acima fiz ele pra resistir, acabamento na fibra, so não usei a pintura especial q seria um epoxi flexivel para evitar rachaduras usei mesmo pu q vc usou e pintei de verde. Bom quero dizer q foi muito gratificante ler sua historia estou muito feliz com isso e se quizer coresponder para ver as fotos do meu! Um abraço
Que história maravilhosa meu amigo. Desculpa só responder agora. Acabei por não ter acesso ao meu e-mail e não recebi essas notificações de mensagem. Claro que quero ver o resultado final do seu projeto!!!!! Se possível manda para rogeriotebexreni@msn.com
ExcluirGrande abraço e bons projetos!
Fiquei maravilhado com tal trabalho, tenho um Caiaque Mistral, estou a procura de um profissional para fazer uma reforma no mesmo, e me deparo com esse trabalho, meus parabéns, não achei o seu nome, mas vou encontrar alguém que faça um lindo trabalho como esse, moro em apartamento e nao tenho espaço algum para iniciar a reforma !!!
ResponderExcluirOla Andy! Me
ExcluirChamo Rogerio, mas me chama de Tebex. Obrigado por ter gostado do meu trabalho. Espero que encontre a pessoa certa para realizar o seu, e depois mande fotos!!!! Abraço
Que tratamento fez no interior?
ResponderExcluirOla! Lixa, resina com fibra e pintura! Abraço
ExcluirBoa tarde, hoje em 29 de dezembro de 2021, li seu tutorial, bacana, estou na mesma situação, ganhei um caiaque Mistral, que pertenceu a um grande amigo meu já falecido, cara, pensa no valor sentimental, esta com alguns problemas que preciso fazer, mas já adianto, esta melhor que o seu, vou precisar fibrar e pintar. valeu pelas dicas, serão extremantes uteis. Parabéns pelo trabalho, ficou ótimo.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas palavras. Depois que estiver pronto manda foto do antes e depois. Abraço e bom trabalho 👍
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